Poupe

Porquinho

Como está sua situação financeira?

Tudo o que você recebe você gasta?

Todas as suas compras são parceladas?

Poupar significa deixar de consumir agora para consumir mais e melhor no futuro.

Por que mais?

Porque, através da poupança, consegue-se administrar melhor o dinheiro. E isso proporciona poder de negociação. Negociando, você pode adquirir mais gastando a mesma quantidade, ou gastar menos para adquirir um mesmo produto.

Por que melhor?

Bom, por vários motivos:

Poupar fortalece bons hábitos

Quais são eles? Disciplina, paciência, persistência, resiliência…

Ou seja, para poupar você precisa evoluir nos seus bons hábitos. Isso vai ajudá-lo não só na área financeira mas em todas as outras.

Poupar permite investir

Você terá a oportunidade de fazer seu dinheiro trabalhar para você! Isso é realmente incrível, e só pode ser feito se você começar a poupar.

Poupar evita as compras por impulso

Pesquisas mostram que mais de 2/3 das compras são feitas por impulso. E quantas vezes não caímos na besteira de comprar algo desnecessário? Aliás, eu escrevi esse artigo sobre o tema.

Poupando você desenvolve hábitos para adiar determinadas compras que, na verdade, não eram necessárias.

Outra coisa importante:

Poupar é mais importante que investir!

De nada adianta conhecer todos os tipos de investimento se o básico, o hábito de gastar menos do que ganha, de economizar, de gastar com o que é realmente importante não estiver bem estabelecido.

Lembre-se sempre dessa frase:

Mais importante do que quanto você ganha é o quanto você gasta.

Para conseguir poupar mais dinheiro, é importante saber onde e como você gasta o dinheiro que ganha. Muitas coisas que compramos são, por vezes, desnecessárias. Concentre-se no que é mais importante para você e sua família e corte tudo o que é supérfluo. Valorize as coisas simples e baratas. Dê um basta na ostentação! Adequando o seu padrão de vida, muito mais dinheiro irá sobrar.

Poupar é a base para que os investimentos comecem a aparecer e sua vida financeira decole de vez!