Planilhas

Eu tenho feito uso do excel há tempos para me ajudar nas tomadas de decisão sobre investimentos, simulações sobre financiamentos e para controlar o orçamento da nossa casa.

É, sem dúvida, uma ferramenta muito útil. Hoje há muitos sites entregando muita coisa pronta, alguns muito bons e gratuitos, outros cobrando pelo serviço. Mas, mesmo com tantos serviços aparecendo, eu ainda vou ficando com o bom e velho excel. E tem me atendido muito bem.

Vou inserir links para você baixar algumas planilhas interessantes.

Planilha de orçamento doméstico (.xlsx 40KB)

A propósito, neste artigo eu comento mais sobre esse assunto. Vale muito a leitura, principalmente se você ainda não faz o controle do orçamento.

Eu usei como base a planilha do Gustavo Cerbasi, e fui customizando a cada ano para ficar mais de acordo com as minhas necessidades de controle. Uma diferença fundamental que eu inseri nesse modelo e que eu não via em nenhum outro é que os investimentos vêm imediatamente após as receitas, e em seguida vêm as despesas. Ou seja, é a verificação mensal do pague-se primeiro! Se você não separar nada para os investimentos, isso vai ficar estampado no seu controle, como se estivesse intimando-o(a) a poupar e a investir.

Pagar à vista ou parcelado? (.xlsx 54KB)

Exemplo: A escola do seu filho está lhe concedendo 5% de desconto caso pague todas as mensalidades à vista. Vale a pena pagar ou manter seu dinheiro aplicado, caso você possua dinheiro aplicado? Use essa planilha para descobrir.

Quanto eu preciso para viver de renda? (.xlsx 54KB)

Saiba quanto você precisa investir por mês para conseguir viver de renda.

Se você sabe quanto precisa por mês para viver, então você consegue projetar uma poupança mensal para conseguir manter seu padrão de vida vivendo com a renda do seu capital. Quer saber como? Dá uma olhada na planilha.

Planilha de Comparação de Investimentos (.xlsx 62KB)

Obtenha uma comparação eficiente entre os diversos tipos de investimentos em renda fixa que temos: LCA, LCI, CDB, Fundos DI, Tesouro Direto… basta inserir o produto financeiro, definir os parâmetros e visualizar qual o que lhe trará o maior retorno. Simples e direta! Eu escrevi esse artigo que explica como a planilha funciona.


Aprender a usar as ferramentas que temos a nosso favor é uma forma de melhorar nosso conhecimento financeiro e aumentar nossa independência na tomada de decisão.

Um abraço!

8 Comentários

  1. Caraca !!! Isso que dá alguém que sabe mexer no excel .. 🙂

    Com uma fórmula padrão, 3 células … e pronto, você obteve a resposta que uma planilha de trocentas linhas e colunas precisou usar. 😉

    Show ! 😀

    • Grande Zé! Que satisfação ver o seu comentário aqui! Sei que você já não precisa mais correr atrás para saber quanto precisa para viver de renda, se paga à vista ou parcelado… mas fique à vontade para usar/indicar as planilhas do blog!

      Abraços!

  2. Filipe

    Parabéns pelas planilhas!

    Ganha-se muito tempo com as mesmas.

    Obrigado por disponibilizá-las.

    Abraço!

  3. Vagner Ferreira

    Ótimas planilhas Douglas. Parabens e obrigado por compartilhar! =)

    • Olá Vagner. Muito obrigado. Espero que elas possam contribuir. Use sem moderação! 😀

      Um abraço!

  4. Douglas

    Boa noite, muito bom as informações do site. Possui alguma planilha de ações para compartilhar? Abraços.

    • Olá Douglas! Obrigado pelo feedback.

      Não tenho planilhas específicas sobre ações. Uso os dados disponíveis no site do Bastter e para a minha estratégia de investimento tem atendido. Informações sobre total de ações, preço médio etc. eu obtenho direto no home broker da corretora.

      Um abraço!

Deixe uma resposta