Estude

Eu preciso te dizer: Se hoje eu cheguei até aqui, com uma renda mensal adequada (advinda do trabalho ainda, mas buscando aumentar a minha coluna de ativos para ter cada vez mais renda vinda do capital), foi porque eu li, ouvi e aprendi. Desde os primeiros anos de escola até hoje, os livros têm sido meu grande apoio na construção do pensamento. Ler é fundamental. Se você não tem esse hábito, comece a praticar urgentemente.

O que eu tenho aprendido nesses últimos anos sobre dinheiro, sobre como poupar, investir, tem sido basicamente através de bons livros e (sérios) blogs.

O mundo está passando por mudanças avassaladoras. Pense como era o planeta há 20-25 anos: O que era a internet? Como o conhecimento era passado a outras pessoas? Era fácil ou difícil ter acesso às informações? Os trabalhos de escola eram feitos fazendo pesquisas nas enciclopédias… lembra disso?

Cada vez mais temos acesso a mais e mais informação. Muitas excelentes, outras que não valem nada. Mas a disseminação da informação e do conhecimento nunca foi tão grande. E isso pode ser usado a seu favor! Você pode melhorar muito sua vida financeira a partir da troca de informações, da busca por orientação que valha a pena, da leitura de livros e artigos.

Essa é a sua melhor estratégia para vencer. Estudar e aprender.

– O conhecimento que você adquire permite que você aumente sua produtividade. Portanto você ganha mais;

– Estudar a vida de pessoas que aprenderam a poupar mais e viver melhor, abrindo mão de supérfluos e valorizando as coisas mais importantes da vida, fará com que você poupe mais;

– Estudar as diversas alternativas de investimento que temos hoje permitirá a você criar o hábito de investir, de arriscar, de perder o medo.

Na verdade, trabalho, poupança e investimentos estão sempre suportados pelo conhecimento:

trab_poup_inv_conhecimento

Quanto mais você estuda, mais segurança você terá nas suas decisões; mais discernimento para entender quando uma notícia sobre a subida ou a descida de um papel é uma notícia parcial, tendenciosa; mais maturidade para ler fóruns sobre investimentos e saber por qual caminho escolher, usando outras opiniões apenas para servir de orientação na formação da sua própria.

OK, mas quais livros e blogs você indica para me ajudar na construção do conhecimento?

Livros:

Educação financeira e investimentos:

Pai Rico Pai Pobre;

A filosofia Bastter de acumular patrimônio;

– O homem mais rico da babilônia (veja o artigo o homem de mais sorte da babilônia, um resumo sobre um dos capítulos do livro);

– Os segredos da mente milionária;

– Casais inteligentes enriquecem juntos;

– Dinheiro, os segredos de quem tem;

Noções sobre macroeconomia:

– O capital no século XXI.

Empreendedorismo:

– Sonho Grande;

Você está louco! Uma vida administrada de outra forma – Ricardo Semler;

A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon.

Sites e blogs:

Esses têm sido os blogs que eu acompanho.

Clube dos poupadores – Educação financeira gratuita. O Leandro Ávila já escreveu muita coisa boa no blog. Recentemente ele lançou três livros que fazem uma organização muito bacana do conteúdo.

Clube do pai rico – Muita informação boa e gratuita sobre educação financeira. Ele também tem muitos artigos sobre ações e opções. Sobre esse blog, recentemente o ‘Zé’ divulgou o artigo em que ele mostra uma ordem de leitura dos artigos para quem está começando.

Pensamentos financeiros – Descobri esse blog não tem muito tempo. O ‘soul surfer’, o escritor do blog, mostra sua visão sobre vários aspectos da vida. Independência financeira para ele já veio há tempos. Ele é especialista em leilões de imóveis.

Frugal Simple – Blog do Frugal. Ele compartilha suas experiências com vida frugal e possui bastante experiência em investimentos e alocação de ativos. Conhece bastante sobre investimentos no exterior.

Mr. Money Mustache – MMM (site em inglês) – conheci esse blog recentemente através do Pensamentos Financeiros. Mostra como a frugalidade aliada a uma estratégia simples e coerente de investimentos trouxe uma família rapidamente à independência financeira.

Bastter.com

É onde eu vejo os balanços das empresas e onde acompanho alguns fóruns com análises dos balanços. Tem também o trade system do bem (TSDB), onde eu simulo algumas operações com opções (2016 tem sido o ano de aprendizado com as opções. Vou publicar alguns artigos sobre o assunto em breve).

Cursos:

Olha, recentemente tem havido uma exagerada oferta de cursos sobre enriquecimento, independência financeira, tesouro direto, previdência… eu deixei de acompanhar alguns blogs que gostava pois viraram uma banca de venda de cursos e livros.

Há cursos bom sim, mas há também outros não tão bons, ebooks com conteúdo desorganizado e superficial etc. E, sinceramente, acho mais produtivo a leitura de bons livros inicialmente. A mudança tem de ser de dentro para fora. É preciso que você não apenas entenda a mensagem, mas que internalize isso. A mudança da sua vida financeira tem de ser primeiro internamente. Eu comecei a conseguir isso depois de anos de leitura e ainda preciso ler muitos outros livros para aprender mais sobre esse mundo. Então, eu prefiro indicar a você bons livros, boas referências de blogs e sites para que você crie sua maturidade no assunto.

Caso haja cursos realmente úteis e com ótima relação entre custo x benefício eu vou trazendo para você.

Então mãos à obra e vamos estudar mais!