Curso gratuito sobre Tesouro Direto, Comparador de Investimentos e Semana do Investidor

Olá,

Neste breve artigo, quero falar sobre duas iniciativas muito interessantes de disseminação de conhecimento em educação financeira. São gratuitas e visam tão somente preparar o brasileiro para que as escolhas sobre o dinheiro sejam tomadas de forma consciente.

Então vamos a elas!

Cursos sobre o Tesouro Direto e ferramenta de comparação entre investimentos

Você já investe no tesouro direto?

Conhece os títulos disponíveis, suas diferenças etc.?

Foi iniciada mais uma estratégia da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – para divulgar o Tesouro Direto, ampliar o conhecimento sobre os títulos e, consequentemente, aumentar o número de investidores. Foi intitulada Transformação pelo Conhecimento.

A partir do dia 21/09, estará disponível um novo simulador para o TD. Com os dados informados pelo usuário, serão oferecidas alternativas de investimento no Tesouro, além de comparações com outros produtos financeiros presentes no mercado. Já havia um simulador no site, mas pelo visto eles vão aprimorar os resultados com comparações entre outras opções de investimento. Aliás, aqui no blog tem uma planilha para comparar investimentos em renda fixa bem legal (será que a STN tá se baseando nela?.. 🙂 )

Juntamente com essa nova plataforma, nesta semana foram abertas inscrições para um curso gratuito sobre o Tesouro Direto. Serão disponibilizadas aulas em ambiente virtual e PDFs com todo o conteúdo.

Pelo que vi, dá para notar uma evolução considerável no conteúdo do material, frente a outras iniciativas da STN. Eu já tinha navegado bastante pelo site do tesouro e o conteúdo de capacitação era difuso e o acesso ficava confuso. Agora, basta você acessar este link e se inscrever no curso proposto pela ESAF (escola de administração fazendária) ou, simplesmente, baixar os cursos em PDF. Tudo gratuito!

Eu baixei os pdf’s e vou começar a lê-los, mas pela olhada geral que dei, é mais do que suficiente para entender todos os aspectos do investimento em títulos do governo. A qualidade está realmente superior às outras estratégias de disseminação de conhecimento sobre Tesouro Direto: Conteúdo abrangente e linguagem amigável.

Semana do investidor

Entre 02 e 08 de outubro, será realizada a Semana do Investidor, evento Brasileiro ligado à World Investor Week – WiW. De acordo com o site do evento:

World Investor Week – WIW é uma campanha global de proteção e educação dos investidores, bem como educação financeira. Promovida pela Organização Internacional das Comissões de Valores, ou IOSCO, a iniciativa congregará a oferta de oportunidades educacionais à população de mais de 50 países, oferecidas por todos os membros da organização.

Em sua primeira edição (de 02 a 08 de outubro), a WIW está sendo coordenada, no âmbito global, pelo Comitê de Investidores de Varejo da IOSCO (o “Comitê 8”), o qual é presidido pela CVM, sendo promovida, em cada país, pelos membros da IOSCO.

A agenda oficial da semana está disponível neste link. Há eventos em vários estados. Aproveite para adquirir conhecimento gratuito sobre dinheiro e investimentos!


Ambas as iniciativas estão em linha com os 4 pilares de uma boa educação financeira. Aproveite e bons estudos! O conhecimento financeiro permite que você faça melhores escolhas sobre o seu dinheiro.

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta