Meta para 2017 – 12 livros em 12 meses

Olá,

Começo de ano tem sempre aquela listinha de metas a alcançar, não é? Metas relacionadas a saúde, relacionamentos, dinheiro… acho muito válido. Principalmente quando a gente tira as metas do campo da mentalização e as transcreve.

Veja essa pesquisa (em inglês), obtida no site do Sid Savara. Parece ter sido ele o autor da pesquisa, mas não consegui confirmar. De qualquer maneira, ela mostra claramente que as pessoas que escreveram suas metas alcançaram mais objetivos do que os que apenas pensaram. Mais ainda, o sucesso foi ainda maior para os que, além de escrevê-las, também reportaram, semanalmente, seus desempenhos a amigos.

Podemos explorar mais esse assunto em um outro post. Por ora, gostaria de propor a você a seguinte meta para 2017:

12 livros em 12 meses

Sim. Um livro por mês. Parece pouco ou muito para você? Acha plausível? Essa foi a meta que defini para mim mesmo, para aumentar meu conhecimento em algumas áreas que sinto que preciso melhorar. Todos os livros que eu vou sugerir para você são os que eu irei ler também, mês a mês.

Pode ser que, para algumas pessoas, essa meta seja muito conservadora. Mas, se você ainda não tem o hábito da leitura, e se deseja aumentar seu conhecimento sobre as finanças, comportamentos financeiros, desenvolvimento pessoal, histórias de empreendedores de sucesso, que tal me seguir nesse objetivo para 2017?

Eu defini os seguintes livros para cada mês do ano (obs.: os links apontam para alguns sites de compra, mas eu não estou ganhando nada com isso. Fique à vontade para escolher o local em que você irá adquirir os livros):

Projeto 12 livros em 12 meses: Janeiro

A loja de tudo

A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da amazon. Autor: Brad Stone

Começando a lista com a história de uma das grandes empresas da era .com e do seu fundador, Jeff Bezos. Preparado para aprender a empreender?

Projeto 12 livros em 12 meses: Fevereiro

Investindo em ações no longo prazo

Investindo em ações no longo prazo. Autor: Jeremy J. Siegel

Grande livro sobre análise fundamentalista. Com certeza terá muita informação valiosa.

Projeto 12 livros em 12 meses: Março

Axiomas de Zurique

Os axiomas de Zurique. Autor: Max Gunther

As verdades absolutas que os banqueiros suíços se utilizam para ter sucesso nos negócios. Livro já sugerido por muita gente boa do ramo dos investimentos.

Projeto 12 livros em 12 meses: Abril

Quem pensa enriquece

Quem pensa enriquece (Think and Grow Rich) – Napoleon Hill. Livro top esse. Foi escrito em 1937. Napoleon Hill reuniu vinte anos de pesquisa neste incrível livro. Conviveu com alguns nomes como Henry Ford, King Gillette e a partir de tudo o que ele viu, elencou 15 características comuns a todos os grandes empreendedores.

Projeto 12 livros em 12 meses: Maio

Warren-Buffett-e-a-análise-de-balanços

Warrem Buffet e a análise de balanços. Autores: Mary Buffet e David Clark

Olha, esse livro está um pouco difícil de encontrar para comprar. Durante o ano, eu vou passando um status para você, então quando eu conseguir comprar eu atualizo o link.

Percebe que o meu foco em ações é análise fundamentalista né? Quero aprender cada vez mais sobre investimento em valor, sobre como avaliar as empresas, sobre o controle emocional que precisa acompanhar um investidor de longo prazo na bolsa etc.

Projeto 12 livros em 12 meses: Junho

Fique rico operando opções

Falando um pouco sobre opções. É um assunto que tinha como meta desenvolver em 2016 mas que acabou ficando pelo caminho. Comecei a analisar algumas coisas, simulei algumas operações, mas não avancei. Então vou colocar esse livro na lista:

Fique rico operando opções. Autor: Lee Lowel. O link é de um post do Zé, do Clube do Pai Rico, onde ele dá uma boa referência de compra. E o cara entende muito de opções.

Se você não pensa em mexer com opções, talvez a leitura do livro possa te estimular, ou pelo menos, esclarecer um pouco desse mundo dos derivativos. É, com certeza, uma forma de gerar renda, mas precisa de muito estudo.

Projeto 12 livros em 12 meses: Julho

trabalhe quatro horas por semana

Trabalhe quatro horas por semana. Autor: Timothy Ferriss

Esse livro é indicado por 11 em cada 10 blogueiros que escolheram viver de seus trabalhos na internet. Já estou querendo ler esse livro há algum tempo, mas não tenho encontrado para compra. Mas agora é obrigação achar!

Projeto 12 livros em 12 meses: Agosto

segredos da economia comportamental

Segredos da economia comportamental. Entenda como pensam os consumidores e faça seu negócio crescer. Autores Kay-Yut Chen, Marina Krakovsky e Ronaldo Cataldo Costa

Livro para quem deseja entender como agimos na hora de consumir algo. Seja para quem é o dono do negócio, seja para quem está comprando. Aliás, já deu uma olhada nesse artigo que escrevi sobre compras por impulso?

Projeto 12 livros em 12 meses: Setembro

aprenda a se comunicar

Aprenda a se comunicar com habilidade e clareza – Você S/A – Vol. 10. Autor: Lani Arredondo

Boa leitura para desenvolvimento pessoal. Sobre esse livro, há também  a possibilidade de adquirir toda a coleção. Veja nesse link

Projeto 12 livros em 12 meses: Outubro

o milionario mora ao lado

O milionário mora ao lado (The Millionaire Next Door). Autores: Thomas J. Stanley e William D. Danko

Livro que traz uma grande pesquisa sobre os milionários americanos, como agem, como alcançaram riqueza e como fazem para encontrar oportunidades de negócio.

Projeto 12 livros em 12 meses: Novembro

A Logica do Cisne negro

A lógica do Cisne Negro – O impacto do altamente improvável. Autor: Nassim Nicholas Taleb.

De acordo com o autor, Cisne Negro é um acontecimento improvável e que, depois de ocorrido, as pessoas procuram fazer com que ele pareça mais previsível do que realmente era.

Fiquei curioso. Quero entender melhor isso.

Projeto 12 livros em 12 meses: Dezembro

o jeito peter lynch de investir

O jeito Peter Lynch de investir. Autores: Peter Lynch e John Rothchild. É uma adaptação em português do livro One Up on Wall Street.

Grande livro de um dos grandes nomes dos investidores mundiais.

E aí, gostou da lista? Pronto para alcançar essa meta em 2017?

Se você já leu algum livro da lista, então substitua por algum do seu interesse. Mas proponha a você mesmo ler 12 livros esse ano, um por mês. Já será uma grande meta!

Fica a dica para um dos melhores investimentos para 2017: Conhecimento.

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

3 Comentários

  1. Daniel Mundim

    Tenho o livro “Warren Buffett e a análise de balanços”. Se não encontrar, está à disposição.
    Abraço!

    • Opa! Bom saber Daniel. Já tenho a quem recorrer 😃

      Já leu mais algum da lista?

      • Daniel Mundim

        Não meu caro. Só esse mesmo. Está minha lista de pendências, pelo menos o “Axioma de Zurique” e “A Lógica do Cisne Negro”. Pelo jeito vou ter que acrescentar mais alguns.
        Valeu pelas dicas!!
        Abraço

Deixe uma resposta