Contabilizei – um ano de serviço de contabilidade online

Olá,

Há alguns meses, eu escrevi o artigo Contabilidade Online, no qual eu fiz uma análise sobre a empresa que está prestando serviços de contabilidade para a empresa da minha esposa.

À época da contratação do serviço, muitas dúvidas rondavam nossa cabeças. Afinal, seria mesmo possível ter uma empresa de contabilidade totalmente online? Quer dizer, contabilidade? Papéis e mais papéis?! Documentos e mais documentos?!

Bom, um ano e alguns meses depois, escrevo para vocês que, até o momento, não temos tido problemas. A empresa que temos é empresa de serviços. Geramos as notas fiscais pela prefeitura e importamos no sistema da Contabilizei. A geração da guia de impostos é feita por eles. Entramos no sistema, pegamos a guia, pagamos os impostos. Tudo funcionando.

No artigo anterior, eu comentava que estava próxima a declaração de imposto de renda. Pois as coisas fluíram normalmente. Foi feita a declaração da empresa, gerado o comprovante de rendimentos de minha esposa, tudo certo.

Alterações no Contrato Social

homem escrevendo

Recentemente, a empresa que temos está passando por uma reformulação. Estamos indo para o setor de comércio. Como desde o final do ano passado a Contabilizei também atende empresas do comércio, poderemos continuar com eles.

Vamos fazer uma profunda mudança em muitos aspectos da empresa: Tipo de Empresa, Razão Social, CNAE, endereço, capital social, enfim, muita mudança. Praticamente só manteremos o CNPJ. As autorizações junto aos órgãos públicos também precisarão ser refeitas. E a Contabilizei também faz esse serviço, que é avulso, cobrado à parte. Já especificamos todas as mudanças e estamos no processo de reestruturação.

Futuramente, devo escrever mais sobre esse processo. Mas, por enquanto, o atendimento tem sido sempre bom. É tudo por email, não há contato telefônico, daí algumas vezes o processo de perguntas e respostas demora dias, algo que poderia ser resolvido em uma ou duas ligações. Mas eles sempre atendem a todos os emails (que são automaticamente convertidos em chamados) e respondem adequadamente a todas as dúvidas. E é bom para o meu caso que, quase sempre, só consigo verificar essas pendências fora do horário comercial.

Isso de resolver tudo por email é característico de Softwares como Serviço (Software as a Service – SaaS). Numa corretora que seja totalmente online, por exemplo, dificilmente haverá um telefone de contato. É tudo resolvido por email, na maioria dos casos. É assim com a corretora que eu uso.

Mas nem tudo são flores

atencao

Há algumas semanas, descobri uma primeira limitação da plataforma da Contabilizei. Estávamos analisando a contratação de uma pessoa, para trabalhar como horista. Perguntei a eles como seria no caso de contratarmos um funcionário dessa maneira. Contudo, eles não trabalham com horistas, apenas funcionários mensalistas. É uma limitação da plataforma. Eu não sei se isso é passível de mudanças, mas para alguém que precise contratar funcionários horistas, será um empecilho.


Você tem uma empresa? Quanto gasta com contador? Essa pode ser uma boa opção para reduzir muito seus custos. Por enquanto tem funcionado conosco. A empresa de minha esposa irá atuar num ramo bem diferente. Vamos analisar como será, mas acredito que tudo transcorrerá normalmente.

Observação: Não estou ganhando nada com esse artigo e análises. Estou apenas trazendo para você uma opinião sincera sobre um bom serviço de contabilidade que nos está sendo prestado. Isso pode fazer com que você reduza de maneira consistente seus custos de contabilidade e pode ser a diferença entre você manter suas portas abertas ou não. Digo isso pois foi o que aconteceu com a gente. Os custos tradicionais de um contador seriam impraticáveis para nós.

Como eu disse no artigo anterior sobre a Contabilizei, não posso opinar sobre outras empresas do ramo pois não as conheço. Analise as opções disponíveis no mercado e tome a sua melhor decisão!

Conhece algum parente ou amigo que está a procura de contador? Se essa pessoa está em dúvida sobre serviços de contabilidade online, compartilhe o artigo!

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta