Os três segredos de Warren Buffett

Olá,

Quem não gostaria de saber qual é, ou quais são, afinal, os segredos de um dos homens mais ricos do mundo? O que ele fez para conquistar tamanha riqueza?

Muito provavelmente você já ouviu falar de Warren Buffett. Formou-se em economia em 1950. Na faculdade, teve aulas com Benjamin Graham, o qual foi seu grande mentor e no qual Buffett se baseou para definir suas estratégias de investimento.

Numa entrevista, perguntaram a Buffett qual era o segredo que o levou a ser um dos homens mais ricos do mundo.

E a resposta foi:

Foram três coisas:

Viver na América para ter grandes oportunidades;

Ter bons genes para eu viver muito tempo; e

Juros compostos.

Simples assim! 🙂

Na minha opinião, a resposta do Oráculo de Omaha quer dizer: O único segredo realmente verdadeiro para que você prospere financeiramente é: trabalhe, poupe e invista.

O segredo é que não há segredo! Não existe fórmula mágica, não existe a oportunidade mirabolante, a sorte grande que vai alçá-lo às grandes fortunas da noite para o dia. É preciso trabalhar. E muito.

Vamos analisar os três itens que ele menciona como os segredos (continue a leitura, é muito importante o que eu quero te dizer):

Viver na América para ter grandes oportunidades

negocios

Ponto para você! Você vive na América! Tudo bem, é a do Sul, mas é ou não é América? 🙂

Brincadeiras à parte, sabia que o Brasil está cheio de boas oportunidades também? Acha que não? A crise acabou com tudo o que há no nosso país?

Pare o que você está fazendo neste momento. Olhe para você. Você provavelmente está usando uma boa roupa, que comprou numa loja legal que abriu perto da sua casa. Está lendo esse blog, que precisa de toda uma infraestrutura para funcionar, que está sendo entregue por uma boa empresa.

Está em casa? Sua geladeira deve estar com bastante comida, que você comprou em um supermercado aí perto. Ah! Você acabou de comprar um pacote de viagens procurando promoções num site criado por brasileiros. E vai para Foz do Iguaçu, hospedar-se numa nova pousada que abriu por lá.

Mais tarde, você vai se encontrar com amigos e tomar uma stella artois, que é cerveja belga mas é brasileira (leia sonho grande, de Cristiane Correa, para entender a história de três grandes empreendedores brasileiros que dominaram o mercado mundial de cervejas).

Perceba que há muita oportunidade por aqui. E muita empresa boa com capital aberto para você investir via bolsa de valores, caso você não queira ou não possa abrir uma empresa.

Ter bons genes para viver muito tempo

longevidade

Isso é dádiva divina e ponto. Mas podemos cuidar para que não fiquemos pelo meio do caminho, não é verdade?

Cuide da sua saúde. Na verdade, temos de ter toda a nossa vida equilibrada.

Num curso que fiz há alguns anos, falava-se das áreas que precisamos dominar na nossa rotina:

– Familiar

– Profissional

– Amorosa

– Social

– Financeira

– Espiritual

A vida é um constante exercício de equilíbrio dessas áreas. São os pratos que vamos equilibrando durante nossa existência. Viva com equilíbrio e viva mais!

Juros Compostos

juros_compostos

Eis aqui uma maneira muito eficaz de aumentar o patrimônio: Valer-se dos juros compostos ao longo do tempo.

Eu fiz esse artigo sobre como os juros compostos atuam no seu patrimônio. Quanto mais novo você for, quanto mais cedo começar a construir sua riqueza, mais os juros compostos vão ajudar você, e menos esforço será necessário para alcançar seus objetivos financeiros.

E Buffett soube ser diligente e paciente, mantendo sua estratégia de investimento, pois tinha a convicção de que iria prosperar. Mesmo que, no curto prazo, eventualmente “todos” estivessem indo em outra direção, acreditando que o momento era propício para essa ou aquela alternativa fantástica de investimento, ele simplesmente manteve sua estratégia de crescer, sim, mas com foco no longo prazo. E deu certo!

Entendeu o que fazer?

– Trabalhe. Poupe parte do que ganha. Invista com estratégia.

– Aprenda, estude para ganhar mais, poupar mais e investir mais e melhor. O conhecimento irá prepará-lo para as oportunidades que aparecerem.

– Cuide da sua saúde.

– Cuide do seu dinheiro com diligência e faça-o crescer ao longo dos anos com a ajuda dos juros compostos.

Nossos nomes podem até não aparecer na lista dos mais ricos, mas com certeza vamos conquistar o nosso lugar ao sol também!

Gostou? Tem algum comentário? Fique à vontade. Se acha importante que mais pessoas tenham acesso a essas informações, compartilhe o artigo com seus amigos e parentes.

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta