Economizar para poupar

Olá,

Você sabe a diferença entre economizar e poupar?

Para conseguirmos poupar dinheiro, aprender a economizar é fundamental. A história econômica do nosso país, com seus diversos planos econômicos e inflação galopante, criou em muitos esse hábito. Economizar no supermercado, pesquisar preços de roupas e calçados, pesquisar preços de remédios. Tudo isso é muito importante. Cada centavo economizado deve ser comemorado, pois mostra que você honra o seu dinheiro, o seu trabalho.

Mas, de que adianta economizar muito se, ao fim do mês, nem um real foi poupado?

Nesse caso, pode estar acontecendo de o orçamento familiar estar no limite, e as economias conseguidas são apenas para manter você e sua família com o nariz fora d’água.

É preciso, então, além do hábito de economizar, rever os gastos e conseguir transformar a economia em poupança.

Transformando economia em poupança


 

Economizar para poupar

Se você ainda não consegue poupar nada, mesmo economizando muito, talvez falte o controle do orçamento. Pode haver ralos por onde o dinheiro está indo embora sem que você se dê conta. Então, todo o esforço em economizar surte pouco efeito na conquista de uma vida financeira mais equilibrada.

Controlando melhor o orçamento, eliminando os gastos supérfluos, as atitudes que você toma para economizar vão fazer com que sobre mais dinheiro ao fim do mês.

Mas veja: Não significa que você não vai viver mais. Você vai economizar e controlar o orçamento para aproveitar COM EQUILÍBRIO, de modo que seus momentos de lazer possam existir sem que você comprometa toda a sua renda e o seu plano de criação de patrimônio.

Com mais dinheiro sobrando, comece a aumentar a quantia separada no começo do mês para pagar a você mesmo (sim, pagar a você mesmo! Isso é a primeira coisa que temos de fazer com o nosso dinheiro. Pague-se primeiro, depois, com o que sobrar, honre seus compromissos financeiros. Eu falo mais sobre isso nesse artigo).

Com a formação de uma poupança, aos poucos você vai começando a estudar como fazer o dinheiro poupado render mais: é o momento de procurar por alternativas de investimento.

Então, recapitulando:

Economizar -> Poupar -> Investir

Você pode até conseguir poupar sem necessariamente economizar. Tendo uma renda muito alta, você consegue criar uma poupança sem ter de se preocupar em economizar muito. Mas, geralmente, quem não tem o hábito de economizar acaba, quase sempre, gastando tudo o que ganha.

Trabalhe, controle o seu orçamento e procure economizar. E economize não só em momentos de crise como o que vivemos atualmente, mas sempre. Você conseguirá poupar mais e terá mais dinheiro para investir em você, na sua família e no seu patrimônio.

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta