9 dicas para economizar no supermercado (a #5 é a que eu mais recomendo)

Olá,

Você gasta muito nas compras no supermercado? No meu orçamento, o mercado é um dos grandes vilões. É a terceira maior despesa, perde apenas para moradia (1º lugar) e escola (2º lugar). Aliás, você sabe quais são suas maiores despesas? Controla seu orçamento?

No cenário de inflação que estamos vivendo nos últimos anos, acredito que o item mercado seja um vilão para muitas outras famílias. Como podemos, então, economizar com supermercado?

Levar a lista de compras, não ir para o mercado com fome, são dicas já bem conhecidas. Se você vai sem uma lista e chega ao mercado com o estômago roncando, é quase certo que você vai gastar além do necessário.

Eu tentei buscar nove dicas legais, que com certeza vão te ajudar a diminuir o peso do supermercado no orçamento doméstico. Ah! As três últimas são dicas especiais para quem mora no Rio! Mas, se você não é do Rio, provavelmente se aplica a qualquer grande rede de supermercados da sua região.

9 dicas para economizar no supermercado

#1 Pesquise os preços ANTES de entrar no mercado

desconto

Anote valores dos comerciais, passe em frente dos mercados e anote os preços, use aplicativos de comparação de preços… se você já está lá, como saber se o produto está caro? Ou ainda, o produto pode estar no preço normal, mas no mercado que fica a 100 metros de distância você compraria ele num valor 20% mais barato.

Aconteceu comigo isso. Minha esposa estava comprando um iogurte num mercado próximo à minha casa que estava 2,49. Num outro mercado próximo, o mesmo produto estava 1,59. Uma economia de mais de 30%.

Alguns aplicativos fazem essa pesquisa em diversos locais. Eu já usei o boa lista há alguns anos, mas não havia ainda uma base grande de produtos. Com ele você aponta para o código de barras e o aplicativo te mostra valores do mesmo produto em outros mercados da região. Pelo que andei vendo dos comentários, o aplicativo vem melhorando bastante. E é gratuito.

#2 Cadastre-se nos planos de fidelidade

Pode parecer uma economia insignificante, mas em alguns estabelecimentos a adesão ao programa traz vantagens interessantes.

Eu sou avesso a ter muitos cartões. Um cartão já dá trabalho suficiente para controlar. Mas há programas que exigem apenas o cadastro no site, por exemplo. E são grandes os descontos aplicados.

Lembre-se: qualquer centavo economizado é motivo de comemoração. Você honrou o seu dinheiro, o seu trabalho!

Certa vez, estávamos fazendo uma compra que ia dar por volta de 65 reais. No caixa, por conta do programa de fidelidade, ganhamos um desconto de 20 reais. Quer surpresa melhor que essa?!

#3 Evite o desperdício em casa

Essa dica afeta diretamente as suas compras. Há muito desperdício nas nossas casas. Aquelas compras pequenas de itens para café da manhã, por exemplo. Estraga presunto, o pão fica esquecido no armário. E frutas estragando na fruteira? Se você não tem o habito de comer muita fruta, por que comprar muito de tudo?

Compre apenas o que você vai consumir.

Na minha casa estávamos tendo muita perda. Além de itens de consumo semanal como eu citei, panelas de comida que iam ficando esquecidas na geladeira também iam aumentando o desperdício e a conta no fim do mês. Conseguimos reduzir bastante isso comprando o mínimo necessário em frios, diminuindo a quantidade de comida feita diariamente para eliminar sobras etc. Isso fez o gasto com mercado diminuir bem!

#4 No mercado com os filhos? Passe a bola para eles!

filhos mercado

Quem tem filho às vezes passa sufoco no mercado negando tudo o que os pequenos pedem. “Não pode!”, “Não tenho dinheiro menino!”

Que tal então inverter a situação?

Essa dica eu ouvi num workshop que fui sobre educação financeira para os pequenos e achei muito legal. Faça o seguinte: Dê para eles, por exemplo, 10 reais. E diga: “Olha, esse dinheiro é pra você gastar com o que você quiser!” Você irá perceber imediatamente a mudança na atitude dos filhos. Antes, eles pediam para você o melhor biscoito, de 7 reais o pacote. E reclamavam se você não comprasse. Agora, com o dinheiro sendo DELES, automaticamente eles começam a analisar as situações:

– Tenho somente 10 reais e quero comprar um biscoito de 7 e um chips que é 5. O que eu posso fazer?

Veja que boa estratégia! Você passou a decisão sobre o gasto do dinheiro e sobre qual seria a melhor estratégia para o seu filho. Ele entendeu ali que o dinheiro é finito, que você precisa fazer escolhas. Itens muito importantes para a construção da inteligência financeira. E de quebra você ainda economizou!

#5 Faça as compras com dinheiro, separando o envelope mensal do mercado

pagar em dinheiro

Essa creio ser essa a dica mais eficaz para fazer você gastar menos no supermercado.

Nós adotamos essa prática em casa. Mercado agora é no dinheiro. Separamos uma quantia mensal para o mercado e, no início do mês, ela vai para o envelope específico para essa despesa. Ao longo do mês, as compras são feitas apenas com o dinheiro que está ali.

Faça essa experiência. É impressionante como gastamos menos fazendo as compras no dinheiro. O dinheiro de plástico nesses momentos é ruim.

#6 Avalie alternativas de “mercado-clube”

Há mercados que permitem fazer uma espécie de adesão, onde você paga uma anuidade e tem direito a fazer compras de produtos no atacado a preços mais em conta. Eu não possuo, mas tenho amigos que fazem isso e veem vantagens na compra de alguns produtos, sobretudo em itens de limpeza.

 

Agora as dicas para quem mora no Rio e Grande Rio (meu caso).

Você já ouviu falar no Aniversário Guanabara? (ATENÇÃO! Não estou fazendo propaganda não, não ganho nada para mencionar o Guanabara aqui!)

Aniversario-Guanabara

Sim. O negócio é tenso! É muuuito difícil conseguir fazer uma compra por lá na época de aniversário, sobretudo nos primeiros dias. É um cenário de guerra. 🙁

Mas se você quer aproveitar algumas promoções bem boas e não quer ter que se degladiar com alguém, dê uma olhada nas estratégias abaixo:

#7 Aniversário do Guanabara- Estratégia de guerra número 1

Pegue o panfleto do Guanabara e vá num concorrente que cubra o preço! Pronto, você aproveita os descontos com tranquilidade! Eu já fiz isso e funcionou, mas tem algumas desvantagens:

– Mesmo os preços dos panfletos não são os preços finais de desconto. Dentro do supermercado, os valores costumam vir mais baratos;

– Alguns produtos os mercados concorrentes simplesmente tiram das gôndolas para não ter de cobrir preços. Mesmo assim vale a pena!

#8 Aniversário do Guanabara- Estratégia de guerra número 2

O aniversário dura mais de um mês! Então por que se embolar com um monte de gente nos primeiros dias e passar raiva se você pode esperar duas ou três semanas e aproveitar os MESMOS preços?

OK, pode ser que um ou outro produto acabe, mas eu faço isso anualmente e tem dado certo. Aguarde algumas semanas e aproveite os descontos!

#9 Aniversário do Guanabara- Estratégia de guerra número 3

Se quer aproveitar tudo, nos primeiros dias da promoção chegue perto do horário de fechamento. Fiz isso em 2015. Estávamos indo para casa e decidimos ir ao mercado primeiro. Era o segundo dia das promoções de aniversário. Já era perto das 22h. Quando chegamos o mercado ainda estava lotado, mas quando terminamos as compras as filas já tinham acabado. Pagamos tranquilamente e aproveitamos bastantes descontos.

Gostou das dicas? Espero que elas possam ajudá-lo a economizar com esse vilão do nosso orçamento.

E você, o que faz para economizar com o mercado? Compartilhe conosco suas experiências!

Um abraço.

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta