Comentários sobre o livro A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio

Olá!

Você já ouviu falar do Bastter (Maurício Hissa)?

Ele é um dos grandes nomes em educação financeira no Brasil. Médico, percebeu que gostava mesmo era do mundo das finanças. Com a experiência adquirida em investimentos, criou o site Bastter.com e escreveu vários livros sobre o assunto. O forte dele é ações. Conhece muito.

Pois é, esse cara escreveu um livro que tem sido muito importante para minhas estratégias de investimento. Trata-se do livro “A Filosofia Bastter de Acumular Patrimônio”.

Basicamente, ele resume a estratégia de acúmulo de patrimônio nas palavras que definem este blog:

Trabalhe. Poupe parte do Ganha. Invista com estratégia.

Os investimentos devem ser divididos em:

  • renda fixa;
  • renda variável;
  • imóveis (depois de ter um certo patrimônio acumulado).

É preciso definir a porcentagem do que é renda fixa e do que é renda variável, e administrar a carteira de investimentos para que ela fique sempre próxima da sua meta. Pode ser 50/50, 80/20. Mas respeite isso e faça com que seus investimentos estejam sempre buscando essa divisão.

Invista em valor!


Uma das coisas que ele insiste muito no livro é: invista em valor!

O que significa? Significa que seus investimentos devem sempre visar algo de valor. Seja uma ação, um imóvel, o que mais você considerar.

Se um papel (ação), nos seus critérios de análise, possui valor, não venda, ainda que sua cotação esteja caindo! Se um imóvel que você possui está numa região que era valorizada e que agora está se deteriorando, venda! Seu investimento está perdendo valor, portanto é hora de partir para outro!

Não espere seu investimento empatar!


Esperar empatar é o mesmo que zerar as perdas para depois vender. Enquanto você espera, está perdendo grandes oportunidades de investir onde há valor, e pior, você pode nunca rever o que já perdeu no investimento atual.

Não gire Patrimônio!


Outro conceito muito importante: Não girar patrimônio! Aqui ele alerta que patrimônio não é para ficar saltando de um lado para outro buscando o melhor momento do mercado. Se o seu investimento demonstra que tem valor, não venda para trocar para outro simplesmente porque nos jornais estão dizendo que é para fazer isso, ou porque um amigo seu te aconselhou.

Ao girar patrimônio podemos sofrer com impostos, e você não estará seguindo uma estratégia coerente de investir em valor, pois estará indo de acordo com a maré.

A filosofia Bastter de investir em ações


money-549161_1280

Depois de falar sobre como montar essa estratégia de investimento, ele entra em mais detalhes no universo das ações. Aqui é que eu comecei a levar os socos mais fortes na boca do estômago!

Eu invisto em ações. Pouco, mas invisto. Mas eu fazia isso sem muito critério. Eu queria seguir a filosofia de Buy and Hold (comprar e manter), mas ficava um pouco perdido nas análises de empresas, balanços etc.

Ao ler o que o Bastter dizia, percebi muitos erros que eu cometia:

– Comprar papéis de empresas sem saber exatamente o que cada uma delas faz

Você precisa entender minimamente o que as empresas em que você investe fazem. Sem isso você corre o risco, por exemplo, de ter uma carteira de ações muito concentrada em um setor específico da economia. Outro problema: se a empresa vai fazer um investimento de grande vulto, você ou não ficará sabendo ou, se ficar, não conseguirá analisar se isso pode ser uma coisa boa ou não para a empresa;

– Seguir apenas indicações de sites de notícias sobre investimentos

Aqui uma observação: não estou dizendo que é para não seguir nada, afinal tem muita coisa boa, muito material de qualidade. Mas, você precisa criar a sua maturidade no assunto, a ponto de ler uma notícia e saber dizer se ela pode estar equivocada, ou pode estar sendo parcial considerando algum aspecto etc. Se você não estudar, não buscar conhecimento, não terá capacidade de criar sua própria opinião e tomar suas decisões de forma independente;

– Tentar empatar uma perda em um papel

O bastter bate muito nessa tecla. Ele demonstra com exemplos como perdem-se oportunidades bem melhores de investimento esperando que a cotação de uma ação volte ao seu valor de compra para depois vendê-la. Enquanto você espera, era melhor ter realizado a perda e comprado outra ação que, de acordo com o seus critérios, apresentasse mais valor. Com isso, você sempre estará buscando investimentos de valor, fazendo seu capital aumentar de forma consistente.

Mas uma das coisas mais importantes que eu pude constatar, das diversas análises que ele expõe no livro, é:

A COTAÇÃO SEGUE O LUCRO

Ou seja, se a empresa apresenta lucros consistentes ao longo dos anos, a cotação seguirá a tendência dos lucros e subirá. Se a empresa não tem uma cultura de lucros, tendo lucro num ano, prejuízo nos outros, depois lucro de novo, depois prejuízos, a cotação também oscilará.

Isso deve ser o seu guia para a escolha de bons papéis. Para um minoritário ser sócio de uma empresa, uma das coisas mais importantes que se deve avaliar é se ela apresenta lucros consistentes. Se você entende isso e começa a analisar os balanços, você aos poucos vai montando uma carteira diversificada e com empresas sólidas.

Para ter acesso ao balanço das empresas, no site do Bastter você consegue essas informações de forma bastante fácil e completa. O livro também está disponível no site. Eu li a partir do Amazon. Não existe o impresso, apenas digital.

E você? Já leu o livro? O que achou? Deixe seu comentário para enriquecer nosso conhecimento sobre o assunto.

Um abraço!

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta