O Tempo é seu aliado

Olá!

Quantos anos você tem?

No nosso planejamento financeiro, a idade é um fator importantíssimo. Quanto mais novo você começar a poupar e investir, mais rápido você conseguirá formar um belo patrimônio. O conhecimento financeiro nos chega às vezes tarde, daí o esforço para poupar precisa ser significativamente maior.

Aumentando o patrimônio


 

juros_compostos

A lógica para o aumento do patrimônio envolve três fatores: tempo, quantidade de dinheiro para poupar e rendimento das suas aplicações. E a relação entre eles é a seguinte:

Quanto mais tempo você tem, menos dinheiro você precisa ter para acumular um determinado valor.

Quanto mais dinheiro você tem, menos tempo você precisará para acumular esse mesmo valor.

Quanto maior for o rendimento de suas aplicações, menos tempo (ou menos dinheiro) você precisará para chegar ao seu objetivo.

Focando agora no quesito tempo: Quanto mais tempo você tiver, mais os juros compostos atuarão em seu favor, aumentando exponencialmente seus ganhos.

No começo, perceber isso é difícil, e a vontade de abandonar as estratégias de investimento são enormes, mas a disciplina e a persistência nos ajudam e nos compensam (e muito!) com o passar dos anos. Portanto:

Você vai precisar poupar uma quantidade menor mensalmente, se começar a poupar mais cedo!

Quer ver um exemplo?

Vamos considerar uma pessoa de 50 anos. Para conseguir um patrimônio de um milhão de reais aos 60 anos, considerando que não tenha nada guardado, precisará economizar 4995 reais mensalmente, durante 10 anos, caso encontre uma aplicação que renda 0,8% ao mês.

Já um jovem que, aos 20 anos, queira ter um milhão aos 60, conseguindo uma aplicação que renda os mesmos 0,8% ao mês, precisará economizar 180 reais mensais!

Perceba que 30 anos de diferença foram cruciais na estratégia para formar o patrimônio!

Lembrando que, nos exemplos, estou desconsiderando a inflação. Mas quero mostrar a você que, com ou sem inflação, faz uma diferença gigante começar o quanto antes a guardar alguma coisa.

Veja os gráficos abaixo. São os números para investimento de 180 reais ao mês, com uma taxa de 0,8% mensal. Veja que, no começo, os resultados são baixos. Mas com o tempo, você vê que as estratégias dão resultado.

juros_compostos_10_anos

juros_compostos_40_anos

Observação: Não está sendo considerado o efeito da inflação nos gráficos.

E a inflação?


 

inflacao

Para você manter o poder de compra do valor que será acumulado, basta você ir atualizando anualmente o que você poupa. Se a inflação no primeiro ano foi de 5%, no ano seguinte você deverá poupar 180×1,05 = 189 reais. E repetir esse processo anualmente.

Se me permite, gostaria de te perguntar:

Você está entrando agora na juventude? Já avançou um pouco na idade? Como tem lidado com o dinheiro?

Está guardando alguma coisa? Ainda não?! Está esperando o quê?

Comece AGORA a criar uma cultura de poupança na sua vida!

Ficou alguma dúvida? Quem já está mais amadurecido no assunto pode achar esse artigo bem básico, mas ficarei feliz se puder contribuir para melhorar o seu entendimento sobre a necessidade de poupar. E de começar o quanto antes!

Se você gostou das informações, compartilhe com seus amigos, seus familiares. Vamos evoluir juntos rumo à nossa independência financeira!

Um abraço.

Melhorar sua vida financeira só depende de você!

Deixe uma resposta